Tudo sobre o Método Pilates
Essas são perguntas que as pessoas me fazem. O que de fato é o pilates?
Pilates é um método de exercícios físicos que trabalha força muscular e alongamento utilizando o peso do próprio corpo em sua execução.
Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração, o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
O equilíbrio do corpo é prioridade neste método para que nenhum grupo muscular fique sobrecarregado assim o corpo trabalha de forma mais eficiente nas atividades do dia a dia e até na prática esportiva.
Foi criado pelo homem que levava seu nome Joseph Hubertus Pilates (1880-1967).
Joseph foi uma criança muito doente (teve asma, raquitismo e febre reumática). Influenciado por seu pai um ginasta premiado e por sua mãe uma naturopata, ele acreditava que sua má postura e respiração ineficiente eram as causas de seus problemas de saúde.
Passou a aprofundar seus conhecimentos em anatomia, medicina tradicional chinesa entre outras, e a praticar várias atividades físicas como musculação, yoga, boxe, mergulho, kung fu e a ginástica que foram base para o desenvolvimento dos exercícios que levam seu nome até hoje.
A princípio o método levava o nome de contrologia. Somente após a primeira guerra mundial passou a levar o nome de Pilates. Joseph foi prisioneiro de guerra e passou a utilizar as molas das camas da enfermaria do presídio onde ficou para praticar os exercícios e ensinar aos seus colegas presos. As camas e objetos da enfermaria serviram de inspiração para depois desenvolver os aparelhos que até hoje são utilizados nas aulas.
Existem alguns fundamentos que são utilizados em todas as aulas de pilates e que fazem toda a diferença ao método. São eles: Respiração, Centralização, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez
Os principais benefícios para a saúde são:
→ Aumento da força muscular;
→ Crescimento da flexibilidade;
→ Melhora da circulação sanguínea;
→ Redução do estresse e fadiga;
→ Melhora do condicionamento físico;
→ Melhora da postura;
→ Melhora da respiração;
→ Aumento da concentração;
→ Melhora da coordenação motora.
E qualquer pessoa pode praticar!!! Homem ou mulher (atletas e sedentários, grávidas, crianças e adolescentes, terceira idade com ou sem patologias). Passando por uma avaliação com o profissional que vai adequar a aula de acordo com a necessidade de cada um.