H1N1 – Proteja-se

 

Inverno é a época mais fria do ano e é justamente nesse período, por conta das baixas temperaturas, que aumenta a incidência de algumas doenças.

A baixa temperatura somada a baixa umidade do ar e a alta concentração de poluentes, acabam deixando o ambiente mais propicio, principalmente, para as doenças do aparelho respiratório, garganta e pele.

Uma das principais doenças que podemos destacar é a Gripe Suína, causada pela cepa de vírus H1N1. É também conhecida como Influenza Tipo A.

De forma geral, os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum, porém devemos nos atentar a alguns detalhes importantes. Dependendo do paciente, a cepa do vírus H1N1 pode levar a complicações de saúde mais graves podendo ser fatal.

Febre: Na gripe comum geralmente não chega a 39ºC.

Na H1N1 geralmente ultrapassa os 39º C e tem início súbito.

Dor de Cabeça: Na gripe comum geralmente é moderada.

Na H1N1 geralmente é intensa.

Calafrios: Na gripe comum geralmente são esporádicos.

Na H1N1 geralmente são frequentes.

Cansaço: Na gripe comum geralmente é moderado.

Na H1N1 geralmente é extremo.

Tosse: Na gripe comum costuma ser moderada.

Na H1N1 costuma ser contínua e seca.

Catarro: Na gripe comum costuma ser forte e com congestão nasal.

Na H1N1 costuma ser pouco comum.

Dores Musculares: Na gripe comum costuma ser moderada.

Na H1N1 costuma ser intensa.

Ardência nos Olhos: Na gripe comum costuma ser leve.

Na H1N1 costuma ser intensa.

Acredita-se que a transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, de pessoa para pessoa através das gotículas de saliva, principalmente pela tosse e pelo espirro. Muitas vezes também, pode ser transmitida quando o indivíduo toca em algum objeto infectado e depois coloca a mão na boca, nariz ou olhos.

Até por conta das formas de transmissão, as crianças acabam ficando mais vulneráveis, pois geralmente permanecem a maior parte do tempo em ambientes fechados e as que frequentam creches e escolas acabam tendo contato com mais pessoas e compartilhando brinquedos que podem estar infectados.

– Uma das melhores formas de prevenção é a vacinação, pois o vírus é mutante aparecendo de forma diferente a cada ano. Ela é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o risco de formas graves da doença;

– Evitar manter contato muito próximo com pessoas infectadas;

– Manter as mãos sempre higienizadas e evitar de coloca-las na boca, olhos e nariz. Sempre que possível, ter um frasco de álcool em gel para higienização;

– Lavar sempre os brinquedos com água e sabão, principalmente os que são compartilhados por diversas crianças.

– Usar lenços descartáveis para limpeza das secreções nasais e orais. Caso tenha que usar lenço ou fralda de pano, estas devem ser trocadas diariamente;

– Evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas;

– Importante ingerir bastante água, se alimentar bem e repousar. São ações importantes para manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

Geralmente o tratamento é feito com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar o organismo a se recuperar, como boa alimentação, ingestão de água e repouso. Na maioria das vezes o tratamento envolve também o uso de medicamentos, por isso é muito importante procurar ajuda médica e/ou se orientar com um farmacêutico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *